Filhote de baleia-franca é encontrado morto em lagoa de Garopaba
Foto: Divulgação

Um filhote de baleia-franca-austral foi encontrado morto na Lagoa do Macacu, em Garopaba, na manhã da última sexta-feira (7). O animal, um macho com 5,10 metros de comprimento, estava em avançado estado de decomposição quando foi localizado por equipes do Trecho 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

De acordo com o PMP-BS, os técnicos foram acionados após o registro de um animal boiando na lagoa. Ao chegarem ao local, confirmaram se tratar da carcaça de um cetáceo. “O acesso ao ponto onde o animal foi localizado era de difícil alcance, o que dificultou a identificação imediata da espécie”, informou o projeto.

Com o apoio da Prefeitura de Garopaba, a carcaça foi retirada da água para a realização dos procedimentos de biometria e coleta de amostras. Após a análise, foi confirmada a identificação do filhote de baleia-franca.

Segundo a equipe técnica, o corpo apresentava avançado estado de decomposição, o que impossibilitou a realização da necropsia para determinar a causa da morte. “O animal foi enterrado próximo ao local onde foi encontrado”, informou o projeto em nota oficial.

A baleia-franca-austral é uma espécie símbolo do litoral catarinense, reconhecida por escolher a costa Sul do Brasil como área de reprodução e criação de filhotes entre os meses de julho e outubro. O avistamento e o monitoramento de indivíduos vivos e mortos fazem parte das ações contínuas do PMP-BS, que atua na região para acompanhar e reduzir os impactos ambientais sobre a fauna marinha.