Projeto de qualificação para mulheres é lançado em Tubarão
Foto: Reprodução YouTube/IFSC

O projeto Qualifica Mulher, que oferta cursos de capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social, foi lançado oficialmente na noite desta sexta-feira (11), em Tubarão. Serão oferecidos 13 cursos em dez municípios da Amurel e da Amrec em fevereiro. As aulas são gratuitas.

Intitulado de “Autonomia social e econômica: gerando renda e valorizando o trabalho feminino”, que engloba o Qualifica Mulher, o projeto é resultado de uma parceria entre os campi de Tubarão e Criciúma Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com recursos da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Até o fim do projeto, serão ofertadas vagas para 490 mulheres em situação de vulnerabilidade social no sul catarinense, por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em áreas como Geração de Renda, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino; Empreendedorismo Feminino; Comunicação e Atendimento ao Cliente; Inovação e Criatividade; Inclusão Digital; Instalações e Serviços de Eletricidade; Cidadania, Alfabetização e Letramento. No momento, já foram concluídos três cursos, em caráter experimental, nos municípios de Orleans e Tubarão.

O evento, realizado no teatro a Arena Multiuso, em Tubarão, contou com a presença da secretária nacional em exercício de Políticas para as Mulheres, Viviane Dutra, da diretora de Políticas para as Mulheres e Relações Sociais, Fernanda Marsaro dos Santos, ambas do Ministério da Mulher, e do reitor do IFSC, Maurício Gariba Jr. Também participaram do ato dirigentes do IFSC e de autoridades regionais. A solenidade contou ainda com apresentações culturais.

Visitas na região

Durante esta sexta-feira, representantes Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos estiveram em Criciúma e Tubarão acompanhando as preparações para o início do projeto e discutindo novas parcerias no futuro.

Pela manhã, foi realizada uma visita à Penitenciária Feminina de Criciúma, instituição na qual o IFSC já desenvolveu projetos de extensão, cursos de qualificação profissional e certificação de saberes e competências.

Em seguida, foi aberta a turma do curso de Produção de Doces que será ofertada no Centro de Referência de Assistência Social de Balneário Rincão.

A equipe do Ministério da Mulher também visitou o campus Tubarão, onde foram apresentadas as estruturas do Qualifica Mulher, além dos insumos e materiais adquiridos para a execução do projeto.

Foto: Daniel Cassol/IFSC