Os mais de 86 mil candidatos convocados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2025 têm até o dia 17 de março para comprovar as informações prestadas na inscrição. A documentação deve ser entregue diretamente na instituição de ensino superior onde o candidato foi aprovado. A medida garante a validação da bolsa, que pode ser integral (100%) ou parcial (50%) sobre o valor da mensalidade. O prazo é rigoroso e quem não apresentar os documentos dentro do prazo perderá a bolsa.
O resultado da segunda chamada foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (28) e pode ser consultado online pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, acessado com a conta do Gov.br. O Prouni oferece mais de 338 mil bolsas para cursos em instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil.
Cada instituição de ensino superior tem autonomia para decidir se o envio da documentação será presencial ou virtual, desde que o candidato não pague nenhuma taxa pela entrega dos documentos. Os candidatos são responsáveis por verificar os horários e locais de entrega, para garantir que o processo ocorra dentro do prazo estabelecido.
Caso o candidato não entregue a documentação corretamente ou não o faça dentro do prazo, ele será automaticamente desclassificado do processo seletivo e perderá a bolsa. Algumas instituições podem realizar um processo seletivo próprio para os convocados, mas os critérios de seleção não devem ser mais rigorosos do que os aplicados aos candidatos dos processos seletivos regulares.
O Prouni completa 20 anos em 2025 e, ao longo de sua trajetória, já beneficiou mais de 3,4 milhões de estudantes, oferecendo bolsas integrais e parciais em diversas instituições de ensino superior do país. Neste semestre, o programa oferece um total de 338.444 bolsas, sendo 203.539 integrais e 134.905 parciais. Para o Prouni 2025/1, o programa recebeu quase 1,5 milhão de inscrições.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
