PP confirma Esperidião Amin como candidato a governador de Santa Catarina
Foto: Divulgação

O PP confirmou o nome do senador Esperidião Amin, de 74 anos, como candidato a governador de Santa Catarina nas eleições 2022. Ele foi aprovado por aclamação durante a convenção do partido realizada no sábado (23), em São José, na Grande Florianópolis.

A ata do partido segue aberta para a inclusão do nome de um vice e de possíveis coligações. No entanto, de acordo com a legenda, o nome para concorrer ao governo do Estado não pode ser alterado. O candidato ao Senado pela chapa também não foi definido.

Esperidião Amim já foi governador de Santa Catariana por duas vezes (1983-1987 e 1999-2003), prefeito de Florianópolis em duas oportunidades, além de deputado federal e, atualmente, exerce o cargo de senador após ser eleito em 2018. Esta é a quinta vez que concorre ao cargo de governador.

O PP ainda busca uma aliança com o PSDB, a quem deseja destinar a cadeira de vice, e o PTB, para quem foi oferecido a vaga do Senado.

Durante a sua convenção na manhã de sábado, o PTB definiu que terá Kennedy Nunes como candidato ao Senado. A vaga para suplente segue em aberto. A legenda segue conversando com o PP e o PL na perspectiva de coligação.

Há ainda uma remota possibilidade de Amim compor com o PL, que tem o senador Jorginho Mello como pré-candidato a governador. Embora os dois senadores tenham mantido diversas conversas, ambos não abriram mão de disputar o cargo para o Executivo catarinense.