Balneabilidade: 96% dos pontos no litoral sul estão próprios para banho
Foto: Divulgação/Prefeitura de Garopaba

Dos 23 pontos, no litoral sul do estado, analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), apenas um apresentou água imprópria para banho, no décimo relatório de balneabilidade desta temporada, sexto deste ano. Apenas a Prainha do Farol, em Laguna, está com o índice de balneabilidade impróprio para banhistas.

O ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Escherichia coli – É a principal espécie representante do grupo dos coliformes, tendo maior correlação com o trato intestinal, curta sobrevida ambiental e indica risco elevado da presença de patógenos de origem fecal.

Pontos próprios – Garopaba (Lagoa da Ferrugem, Praia da Vigia, Praia de Garopaba, Praia do Siriú) – Imbituba (Lagoa de Ibiraquera, Praia da Ribanceira, Praia da Vila Nova, Praia de Ibiraquera, Praia do Porto, Praia do Rosa) – Jaguaruna (Canal do Camacho, Lagoa do Arroio Corrente, Praia do Arroio Corrente) – Laguna (Lagoa de Cabeçudas, Praia da Teresa, Praia de Itapirubá, Praia do Cardoso, Praia do Gi, Praia do Mar Grosso).

Os resultados da balneabilidade são disponibilizados nas placas indicativas localizadas nas praias, na página
balneabilidade.ima.sc.gov.br, e no aplicativo Praia Segura SC, disponível no sistema Android.

:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.