Aproximadamente 1.400 pneus inservíveis — ou seja, sem possibilidade de reutilização — receberam destinação correta nesta segunda-feira (3), em Capivari de Baixo, por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD).
A ação contou com uma força-tarefa das equipes da Prefeitura, que realizaram a coleta e encaminharam o material à empresa responsável pela reciclagem.
O número superou as expectativas e representa um avanço em relação ao ano passado. Em 2023, a Comissão Municipal do PLD havia recolhido cerca de 440 pneus, quase mil a menos do que neste ano.
De acordo com o município, o objetivo da campanha é reduzir o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Pneus abandonados com água parada são um dos principais criadouros do vetor.
Além do impacto positivo na saúde pública, a iniciativa também garante destinação ambientalmente adequada dos resíduos, evitando poluição do solo e da água.
A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Capivari de Baixo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Reciclanip, responsável pelo reaproveitamento dos pneus.
Quem ainda não realizou o descarte pode participar das próximas coletas, nos dias 4, 6, 11 e 13 de novembro, sempre das 8h às 12h, no ponto do programa Penso, Logo Destino, localizado na Rua João Ernesto Ramos, nº 376, nos fundos do antigo Fórum (Recreio do Trabalhador).






