Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão celebra 50 anos
Foto: Reprodução UNITV

Em 31 de março de 1973, há exatos 50 anos, foi fundada a Estação de Bombeiros de Tubarão. Ao longo dessas cinco décadas de história, a unidade se desenvolveu, mudou sua organização e ampliou sua estrutura. Atualmente é a sede do 8⁰ Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM).

Quando foi fundada, a corporação contava com um efetivo de apenas 17 bombeiros militares, um caminhão de combate a incêndios e poucos equipamentos de resgate e cortes de árvores. Ainda no primeiro ano, os bombeiros enfrentaram um grande desafio ao atuarem na histórica enchente de 1974.

Na manhã desta sexta-feira (31), uma solenidade comemorativa foi realizada no estacionamento do Farol Shopping. Durante o evento, houve o ato de passagem de comando, formatura alusiva aos 50 anos do Quartel de Tubarão, entrega de medalhas e lançamento dos mascotes do Bombeiro Mirim.

Desde ao última sexta-feira (24), uma exposição de carros já utilizados pelos bombeiros está aberta para visitação em frente ao Café Cultura. Durante este fim de semana, serão realizadas demonstrações e simulados de atendimentos. (Confira a programação abaixo).

“Nós vamos expor viaturas, materiais e equipamentos para que as pessoas possam conhecer um pouco mais o nosso dia a dia. Também aproveitaremos o momento para ensinar as pessoas sobre primeiros socorros, combate a incêndios. São pequenas ações essenciais que certamente vão salvar vidas e patrimônios. No sábado e no domingo, temos simulados operacionais. São simulados de ocorrências que nós atendemos nas ruas diariamente que nós programamos para fazer aqui para que as pessoas possam prestigiar também”, destaca o comandante do 8ºBBM, tenente-coronel Fábio Collodel.

O ex-governador Carlos Moisés da Silva, que durante 18 anos foi comandante da unidade do Corpo de Bombeiros da Cidade Azul, participou da solenidade de abertura das comemorações. Ele foi o bombeiro que por mais tempo esteve a frente da corporação tubaronense.

“Ela era Pelotão, foi à Companhia e depois entregamos como Batalhão. E a evolução não foi só na nomenclatura da unidade, mas também em equipamentos, em viaturas, na qualificação do pessoal e novos serviços prestado a sociedade catarinense, especialmente, aqui na região da Amurel. Novos quartéis foram abertos nesse período e diversos municípios da região foram contemplados com unidades dos bombeiros”, relembra Carlos Moisés.

Entre as ações comemorativas da data, também está o lançamento do livro de aniversário de 50 anos da corporação. A obra, escrita por Milton Antônio Lazares, ex-comandante do Corpo de Bombeiros, busca contar um pouco da trajetória da corporação na Cidade Azul.

“Dentro de um plano maior, que eu estava concebendo descrever a história do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que vai comemorar 100 anos em 2026, surgiram muitas notícias, informações e documentos a respeito do bombeiro de tubarão. Aí eu comecei a reunir essas informações, essa documentação, e achei que agora no cinquentenário seria uma boa data para a gente publicar um livro marcando essa efeméride do aniversário do Corpo de Bombeiros aqui na Cidade Azul”, conta Lazares.

Foto: Reprodução UNITV

Programação no Farol Shopping

31 de março – sexta-feira

  • 9h – Solenidade comemorativa aos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar em Tubarão;
  • 10h30 – Demonstração de viaturas e equipamentos ao público;
  • 20h – Simulado de busca e resgate com cães.

1 de abril – sábado

  • 10h – Demonstração de viaturas e equipamentos ao público;
  • 15h – Simulado de atendimento pré-hospitalar (queda de motociclista);
  • 16h – Simulado de salvamento de vítimas em altura;
  • 17h – Simulado de busca e resgate com cães;
  • 18h – Simulado de resgate veicular (vítima presa nas ferragens de veículo);
  • 19h – Simulado de combate à incêndio.

2 de abril – domingo

  • 10h – Demonstração de viaturas e equipamentos ao público;
  • 15h – Simulado de atendimento pré-hospitalar (queda de motociclista);
  • 16h – Simulado de salvamento de vítimas em altura;
  • 18h – Simulado de resgate veicular (vítima presa nas ferragens de veículo);
  • 19h – Simulado de combate à incêndio.