FAB investiga causa de queda de avião que matou empresário em SC
Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai investigar as causas da queda de um avião de pequeno porte que matou o empresário José Germano Luchmann, de 61 anos, na tarde de domingo (17), em Bom Retiro, na Serra catarinense. Uma mulher de 49 anos, que também estava na aeronave, sobreviveu, mas ficou gravemente ferida.

O acidente aconteceu em uma propriedade particular na localidade de Caneleira, próximo ao bairro Santa Clara e à SC-110. Testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros que encontraram o avião já caído no terreno. A suspeita inicial é de que a queda tenha ocorrido durante o pouso ou a decolagem.

Nas imagens divulgadas pelos bombeiros, é possível ver a aeronave virada, com as rodas para cima e a frente bastante danificada. O avião, de matrícula PU-KFR, foi fabricado em 2015 e tem peso máximo de 600 quilos, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A vítima ferida foi resgatada consciente, mas em estado de choque. Ela recebeu os primeiros atendimentos em Bom Retiro e foi transferida pelo SAMU para o hospital em Lages, também na Serra.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) enviou uma equipe ao local para realizar a chamada Ação Inicial, que consiste na coleta de informações, preservação de elementos e verificação dos danos, a fim de identificar fatores que possam ter contribuído para o acidente e prevenir novas ocorrências.