Imbituba adere ao Programa Pró-Catador em parceria com o Sebrae
Imagem: Ilustrativa

Na última quinta-feira (29/05), a Diretoria Executiva de Gestão de Resíduos Sólidos de Imbituba formalizou a implantação do Programa Pró-Catador do Sebrae. A reunião aconteceu na Secretaria de Infraestrutura e Obras e contou com a participação da diretora Raquel Cabral, do secretário adjunto Antonio Roz e das analistas técnicas do Sebrae SC, Jordana Roos Ribeiro e Simone Amorim Cabral.

O Programa Pró-Catador tem como objetivo organizar e fortalecer a atuação dos catadores, melhorando as condições de trabalho e ampliando as oportunidades de inclusão social e econômica. A iniciativa também busca promover a igualdade racial e de gênero, além de estimular a diversidade na cadeia produtiva da reciclagem.

Por meio de atendimento direto às cooperativas e associações vinculadas à economia circular, o Sebrae vai orientar os catadores em temas como formalização de negócios, gestão e produtividade, organização financeira e de infraestrutura, além de estratégias de vendas. O programa também pretende oferecer acesso a programas sociais, apoio jurídico, assistência de saúde e orientações trabalhistas.

De acordo com a Diretoria Executiva de Gestão de Resíduos Sólidos, o fortalecimento das cooperativas e associações de catadores é fundamental. “Com certeza. Não apenas para a inclusão social, mas também para o avanço da gestão de resíduos sólidos no nosso município. A iniciativa contribui diretamente para o correto encaminhamento de materiais recicláveis, desviando-os do aterro sanitário e gerando renda para quem atua na área”, declarou a diretora Raquel Cabral.

Agora será elaborado um cronograma das atividades, juntamente com um diagnóstico da situação atual da cooperativa. Após isso, serão realizados treinamentos com o Sebrae para, então, dar início oficial ao programa.