Imetro-SC inicia Operação Páscoa 2025
Foto: Divulgação/Imetro-SC

Com a chegada da Páscoa, aumentam também os riscos de comprar produtos com peso menor que o informado ou brinquedos sem certificação. Fiscais do Inmetro-SC intensificaram as ações nos comércios catarinenses e já encontraram irregularidades em ovos de chocolate e pescados congelados. A recomendação aos consumidores é redobrar os cuidados antes de levar o produto para casa.

Muita gente se prepara para celebrar a Semana Santa com chocolates e peixes, mas nem todos os produtos nas prateleiras estão de acordo com as normas exigidas por lei. Em Santa Catarina, a fiscalização se intensificou nos últimos dias por meio da chamada Operação Páscoa 2025. A ação, que ocorre em todo o Brasil, busca identificar fraudes comuns nesse período, como peso incorreto na embalagem ou brinquedos escondidos sem o selo de certificação.

O problema mais frequente identificado até agora tem sido a diferença entre o peso indicado na embalagem e o peso real do produto. Isso acontece, principalmente, em pescados congelados, quando o gelo (glaciamento) é usado para dar volume ao item. O presidente do Inmetro-SC, Alexandre Soratto, destaca que o peso considerado deve ser o líquido, ou seja, sem incluir embalagem ou camada de gelo.

Outro ponto que merece atenção são os ovos de Páscoa que acompanham brinquedos. Muitos pais compram o presente de forma impulsiva, sem notar que o item precisa ser certificado pelo Inmetro e deve conter informações visíveis sobre a faixa etária e possíveis riscos. Itens com peças pequenas podem representar risco de engasgo para crianças menores de três anos.

Além disso, a composição da embalagem também pode trazer perigos. Arames, tiras metálicas ou grampos podem causar acidentes, especialmente com crianças pequenas. O consumidor que sofrer algum incidente pode relatar o caso pelo Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.