Iniciam trabalhos para construção de duas áreas de escape na Serra
Foto: Divulgação

Depois de vencidas as etapas burocráticas, começaram os trabalhos que vão resultar na construção de duas áreas de escape na SC-418, Serra Dona Francisca, Norte do Estado. Os técnicos da empresa vencedora da licitação iniciaram a avaliação da topografia na Serra e providenciaram o terreno, onde também já vão começar a construção do canteiro de obras. Depois vem a terraplenagem e a construção dos muros de contenção da encosta. É o primeiro e fundamental passo para tirar a obra do papel.
O anúncio da obra foi feito pelo governador Jorginho Mello este ano, durante etapa do Programa Santa Catarina Levada a Sério – Prestando Contas em Joinville.

“Com o Programa Estrada Boa estamos fazendo recuperação e restauração das nossas rodovias, é asfalto decente, é concreto. Vamos entregar estradas restauradas e revitalizadas. O que estamos investindo em estradas é um sucesso. E o mesmo vai acontecer aqui na Serra Dona Francisca, um desejo antigo dos motoristas pra terem mais segurança”, disse o governador.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, o estado se transformou num canteiro de obras e não é diferente na região Norte. “ O Programa Estrada Boa é um sucesso, é uma realidade e está transformando Santa Catarina. Essas serão as duas primeiras áreas de escape no Estado. Até hoje, ninguém fez e o governo Jorginho Mello está fazendo,” destaca ele.

A Serra já está mais segura

Desde 2023, a atual gestão vem implantando uma série de melhorias na Serra Dona Francisca (confira abaixo). As duas áreas de escape constantes neste edital foram desmembradas de um projeto maior justamente para dar mais agilidade às obras. O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, explica que os investimentos chegam a aproximadamente R$ 35 milhões. As duas áreas de escape serão construídas nos Kms 15,3 e 17,4 da SC-418.

Manutenção

A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) mantém serviços constantes de manutenção e melhorias para a segurança no tráfego da Serra Dona Francisca.

Além do projeto de implantação das duas áreas de escape, nos KMs 15 e 17,4, da SC-418, os trabalhos não param.