Municípios da região entram no novo Mapa do Turismo Brasileiro
Foto: Divulgação PML

O novo Mapa do Turismo Brasileiro, elaborado pelo Ministério do Turismo, passa a contar com 10 municípios da Amurel. Este instrumento reúne as cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística

As cidades da Amurel integram a região turística Encantos do Sul. Os municípios que entraram no Mapa do Turismo 2022 são Braço do Norte, Grão-Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Santa Rosa se Lima, São Martinho e Tubarão.

“Estamos muito felizes com a notícia. Agora vamos trabalhar para incluir os oito municípios que ficaram de fora, fortalecendo o desenvolvimento do turismo na região e principalmente do nosso destino turístico Caminhos Serra Mar”, destaca a coordenadora do Colegiado de Turismo da Amurel, Paula Vieira.

Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Mapa do Turismo

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens

De todos os municípios pertencentes a região da AMUREL, dez munícipios entraram no Mapa do Turismo Brasileiro. Esta é uma ação do Programa de Regionalização do Turismo, da qual fizemos parte da região turística Encantos do Sul. Essa iniciativa norteia a definição de recursos e de políticas públicas com foco no desenvolvimento do setor.

A partir deste ano, gestores de turismo municipais podem atualizar informações ou cadastrar municípios a qualquer tempo e não mais a cada dois anos, como era o processo anterior de elaboração do Mapa do Turismo. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano.

Para acessar o Mapa do Turismo 2022 clique aqui.