Piloto relata que maçarico causou incêndio em balão
Foto: Divulgação

O trágico acidente que matou oito pessoas durante um voo de balão no sábado (21), em Praia Grande, pode ter sido causado por um maçarico que estava dentro do cesto da aeronave. O equipamento, usado para iniciar a chama do balão, teria gerado o fogo que se espalhou rapidamente. A informação foi confirmada pela Polícia Civil e partiu do próprio piloto, que sobreviveu à queda e relatou os detalhes às autoridades.

De acordo com o delegado Tiago Luiz Lemos, responsável pelo caso, o piloto afirmou que o maçarico estava no cesto, mas não soube explicar se ele ficou aceso ou se pegou fogo de forma espontânea. O incêndio começou por volta das 9h30 da manhã e fez o balão descer próximo ao solo. Nesse momento, o piloto pediu para que os passageiros pulassem. Parte do grupo conseguiu saltar, mas o balão, mais leve, voltou a subir em chamas com os ocupantes que ainda estavam a bordo, despencando logo depois.

O acidente mobilizou equipes da Polícia Civil, Polícia Científica e outros órgãos de segurança, que realizam perícias no local para entender exatamente o que provocou o incêndio. O advogado do piloto afirmou neste domingo (22) que apenas a análise técnica poderá confirmar as causas com precisão. O estado de saúde do piloto não foi divulgado, mas há pelo menos dois feridos ainda hospitalizados.

Testemunhas que estavam na região relataram cenas de desespero, com pessoas se jogando do balão ainda no alto, tentando escapar das chamas. Moradores também registraram em vídeo o momento da queda do cesto no chão. Segundo as equipes de resgate, quatro vítimas morreram carbonizadas dentro do balão e outras quatro morreram após saltarem de grandes alturas. Treze pessoas sobreviveram.

Praia Grande é conhecida pelos voos de balão e atrai turistas de todo o país. Apesar do nome, não tem praia, mas está localizada aos pés da Serra do Faxinal, região dos cânions Itaimbezinho e Malacara. A cidade, que fica na divisa com o Rio Grande do Sul, é considerada a capital dos cânions e tem dezenas de empresas especializadas em passeios de balão, com mais de 7 mil pousos e decolagens por mês.

Assista ao vídeo:

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.