Praias da região terão eventos diversos neste Réveillon
Foto: Ilustrativa/Pixabay

A população vai passar a segunda virada de ano em meio a pandemia de covid-19 nesta noite, mas em um cenário mais positivo em relação ao último Réveillon. O avanço da vacinação ao longo de 2021 e a redução no número de casos permitiu o relaxamento de medidas restritivas, mas com a manutenção dos cuidados.

O surgimento da variante ômicron, no entanto, trouxe novas preocupações e muitas cidades cancelaram os eventos que vinham sendo planejados para a virada deste ano para evitar a aglomeração de pessoas. É o caso de Laguna, por exemplo, um dos principais destinos turísticos do Sul de Santa Catarina.

A princípio, a prefeitura havia planejado uma comemoração com shows e espetáculos de fogos na Praça Seival, no Molhes da Barra. A programação foi cancelada no início do mês. A ideia de fazer um evento com transmissão pela internet, como ocorreu no último Réveillon, também foi descartada.

Mesmo assim, a previsão é que mais de 150 mil pessoas estejam no município para a virada do ano. Sem os eventos públicos, apenas comemorações particulares, com controle de público e plano de contingência aprovado pelo município, vão acontecer em hotéis, restaurantes e casas de shows.

Em Jaguaruna, também não haverá nenhuma ação promovida pelo poder público. Algumas festas particulares estão programadas. A expectativa de público nas principais praias do município com queima de fogos por particulares.

Imbituba terá show de fogos silenciosos

Imbituba é o único município litorâneo da Amurel que vai promover evento público nesta virada. A partir da meia-noite, os moradores e visitantes de Imbituba assistirão a cerca de 16 minutos de queima de fogos de baixo estampido e sem efeito sonoro.

A medida atende a uma lei municipal que proíbe o uso e a comercialização dos fogos de artifício sonoros no município.

Para a noite da virada, haverá ainda um palco cultural na Avenida Beira-Mar e show com Arthur Vinícius a partir das 20h desta sexta-feira. Além disso, o evento contará com uma feira de artesanato com produtos da cidade e um espaço de convivência.