Projeto busca transformar escola de Capivari de Baixo em modelo de gerenciamento de resíduos
Foto: Divulgação

O Projeto Encantos do Meio Ambiente (EMA), iniciativa da Diamante Geração de Energia, iniciou nesta semana um trabalho na escola estadual Otto Feuershuette, em Capivari de Baixo, que tem a intenção de se tornar um projeto modelo às demais unidades escolares do município.

O EMA na Escola busca aplicar um trabalho de gestão dos resíduos na escola, para conscientização dos alunos e professores, tornando-os, ao final do projeto, conscientes e multiplicadores do conhecimento e das práticas adquiridas. O projeto prevê 40 encontros em quatro meses de trabalho.

Inicialmente, foi escolhida a turma de 1º ano do ensino médio e o assunto será abordado na disciplina “Pesquisa de campo e intervenção local”, sob a responsabilidade da professora Simone Ribeiro Holanda. No entanto, o objetivo é atingir posteriormente todas as demais turmas em todas as séries, e envolver todos os professores, trabalhando o tema de forma transversal nas demais disciplinas, já no novo currículo do ensino médio.

“Queremos fazer com que a escola Otto Feurshuette reduza a produção de resíduos, trabalhando o gerenciamento e o destino corretos dos resíduos e trazendo hábitos sustentáveis à escola.  Vamos fazer uma horta e a compostagem dos resíduos orgânicos gerados na cozinha da escola. Faremos também análise gravimétrica dos resíduos, que é a pesagem dos resíduos antes, durante e depois das ações a serem implementadas. Tudo isso, os alunos é que vão cuidar”, informa a coordenadora do projeto, Mylena de Medeiros.

A iniciativa foi inspirada em uma escola de São José, que conquistou o título de primeira escola Lixo Zero do Brasil. Em Capivari, os trabalhos estão sendo feitos pela agrônoma Mylena, e pela bióloga Vanessa Pacheco.