As eleições deste ano serão as maiores da história de Santa Catarina não só em número de eleitores, mas também de candidatas e candidatos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) recebeu 966 pedidos de registro de candidaturas de 28 partidos políticos. Um aumento de 23,21% em relação às eleições de 2018, quando 784 concorrentes disputaram o pleito eleitoral.
A maior parte dos pedidos é para o cargo de deputado estadual (606 inscritos), seguido por deputado federal (307), senador (11 + dois suplentes cada) e governador (10 + vice-governador cada). Os números foram registrados após o fim do prazo fixado pelo calendário eleitoral, nesta segunda-feira (15), para que partidos, coligações e federações informassem as candidaturas ao pleito deste ano.
Todos os pedidos de registro serão analisados e julgados pelo TRE-SC até o dia 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno das eleições, que acontecem em 2 de outubro. As decisões, intimações e notificações poderão ser acompanhadas pelo Mural Eletrônico, no site do tribunal.
Você vê
Para promover a ética e a transparência na destinação dos recursos públicos que financiam as campanhas eleitorais, o TRE-SC desenvolveu a campanha institucional Você Vê.
Lançada em 25 de julho deste ano, a iniciativa envolve ações de comunicação para o público em geral e materiais informativos direcionados para candidatos, partidos políticos e profissionais da advocacia e contabilidade.