O deputado Moacir Sopelsa (MDB) foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para o mandato que vai até 31 de janeiro do ano que vem. A votação ocorreu na tarde desta quarta-feira (2), na primeira sessão ordinária do ano.
A eleição de Sopelsa foi possível graças a um acordo do MDB e do deputado Mauro de Nadal (MDB), com anuência dos demais partidos da Assembleia, para a divisão da Presidência da Alesc no biênio 2021-2023. Para isso, na abertura dos trabalhos legislativos em 2022, em sessão ordinária na tarde desta quarta, Nadal renunciou à Presidência para a qual foi eleito em 1º de fevereiro do ano passado.
Na mesma sessão, o deputado Nilso Berlanda (PL) renunciou à 1ª Vice-Presidência da Alesc, também parte de um acordo dentro do PL pela divisão do mandato. Para o seu lugar, foi eleito o deputado Mauricio Eskudlark (PL).
“Vou fazer tudo para que o nosso Parlamento siga atuante, forte, independente, mas sempre como o poder que é respeitosamente aberto ao diálogo com os demais poderes”, afirmou Sopelsa durante discurso.






