Atendimentos do programa Melhor em Casa iniciam em Braço do Norte
Foto: Divulgação PMBN

Os moradores de Braço do Norte já podem contar com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) – Melhor em Casa. O programa atende pessoas que necessitam de internação, mas que o estado de saúde permite o tratamento na residência do paciente. A estrutura é formada por uma equipe multidisciplinar, uma ambulância e um carro.

A abertura oficial do programa aconteceu nesta segunda-feira (29), na sede do projeto, localizada na rua Santa Augusta, no Centro. A ideia é que o local receba outros programas, centralizando os serviços em um mesmo endereço.

Para executar o programa, o município receberá um repasse federal, por meio do Ministério da Saúde, no valor de R$ 480 mil por ano. A preparação da equipe iniciou em agosto, quando o projeto para a implantação do Melhor em Casa em Braço do Norte foi aprovado pela pasta.

O secretário de Saúde, Sergio Arent, explicou a maneira como o Melhor em Casa deve ser acessado. “Para a utilização do programa é necessária a solicitação do hospital em que o paciente estiver internado ou através de solicitação da equipe de Saúde da Família ou Atenção Básica”.

Conforme o secretário, entre as vantagens do programa estão a resposta alternativa de alta qualidade, a diminuição de internações hospitalares desnecessárias, redução do risco de infecções hospitalares, além de proporcionar atendimento humanizado e acolhedor e fortalecer vínculos entre paciente, família e profissionais.

“Um programa pioneiro, que visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes do município e atender aquelas pessoas que se encontram acamadas, com dificuldades de locomoção ou que fizeram uma cirurgia, por exemplo, mas que podem ficar em casa”, ressaltou Beto Kuerten Marcelino (PSD).

A equipe é formada por uma enfermeira coordenadora (Mislene Sarzana), uma médica (Sara Izabel C. Henrique), uma nutricionista (Katharine Leal), uma psicóloga (Arielly Marques Vidal), três técnicas de enfermagem (Christiana da Silva Costa, Irma Volpato e Solange de Oliveira Moraes), uma fisioterapeuta (Isabela Nola da Silva) e um motorista (Nilso Oenning).