Imunização contra a Influenza está abaixo do esperado em Tubarão
Foto: Reprodução UniTV

Desde o último dia 4, Tubarão está realizando a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza. Nessa fase estão sendo contemplados os idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde do município.

No entanto, a procura pela vacina ainda está abaixo do esperado nesse período. Segundo a Coordenadoria de Imunização da Fundação Municipal de Saúde (FMS), até o momento cerca de 6 mil doses foram aplicadas, sendo que o esperado é um público maior que 22 mil pessoas.

O número de idosos que buscaram a vacina até então é de 4.267, equivalente a 22,2% do público total. Em relação aos trabalhadores da saúde, 50.9% do total se vacinou, correspondendo a 1.657 doses aplicadas.

“O estranho é que tivemos muitos casos de Influenza e de H3N2 entre o fim de dezembro e começo de janeiro, algo que nunca tínhamos presenciado, já que os casos de Influenza crescem, normalmente, entre maio e agosto, meses que as temperaturas são mais amenas. E mesmo assim as pessoas não estão procurando a vacina”, pontua o diretor-presidente da FMS Daisson Trevisol.

Ele ainda ressalta que a vacina está atualizada, sendo eficaz contra o vírus da H3N2 que tem circulado e infectado várias pessoas antes mesmo do período mais crítico de contágio por vírus respiratórios.

No caso da Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde Contra o Sarampo, a aplicação da vacina foi realizada em 43,9% dos profissionais (1.430 doses aplicadas).

As campanhas de vacinação seguem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem salas de imunização, na Policlínica Central e no ônibus do programa “Saúde Mais Perto de Você”, até o dia 3 de junho.

Para os profissionais de saúde que desejam se imunizar, devem comprovar vínculo com empresa do ramo ou apresentar documento que comprove sua atuação na área, constando registro em conselho.