Até setembro de 2024, nove focos do mosquito transmissor da dengue haviam sido contabilizados em Gravatal. Mas, nos últimos cinco dias, os números deram um salto: sete focos foram encontrados, totalizando 16 esse ano.
A presença de dois focos foi confirmada na terça-feira (26), na quinta-feira (28) foram três e, nesta sexta-feira (29), mais dois foram confirmados após o envio das amostras para a Regional de Saúde em Tubarão.
As larvas identificadas foram coletadas em inspeção realizada no bairro Termas. Agora, os locais onde foram encontrados os focos passam a ser monitorados pela equipe de Endemias em um raio de 300 metros.
Segundo o agente de endemias André Avelino, a Secretaria de Saúde já está com suas equipes em alerta. Enfermeiras, agentes comunitárias, de endemias, vigilância sanitária e epidemiológica irão se reunir na próxima semana para tratar das ações de combate ao mosquito e de prevenção à doença.
Haverá também reunião com representantes do comércio e da rede hoteleira, CDL e COMTUR, para mobilização e conscientização da população, além de um mutirão de limpeza com entrega de material educativo.
Vasilhames, garrafas de vidro, latas, pratos de plantas, pneus, calhas e caixas d’água descobertas, são verdadeiros depósitos de água parada, propensos a proliferação do mosquito.
“Alertamos à todos sobre não deixar água parada e promover a limpeza dos terrenos. O combate à Dengue depende de todos nós”, ressalta André.
Casos da doença
Segundo a Vigilância Epidemiológica, o número de casos da doença registrados no município em 2024, foram: 15 casos confirmados, sendo quatro autóctones (transmissão dentro município) e 11 importados (fora do município). Já, em relação às notificações, foram 70 registradas, sendo 55 casos descartados.
No momento não existem casos sob investigação ou em aguardo de resultado de exame laboratorial. Em 2024, já foram registradas duas internações hospitalares por dengue, mas nenhum paciente está internado no momento. Nenhum óbito em virtude da doença foi registrado em Gravatal este ano.