Um incêndio de grandes proporções atingiu o pavilhão de estoque de um mercado na rua Francisco Assis Cardozo, no bairro Corridas, em Orleans, por volta das 20h50 desta quarta-feira (04). O fogo começou em uma das estruturas anexas ao estabelecimento e exigiu a mobilização de bombeiros de seis cidades da região Sul. A área atingida pelas chamas foi de aproximadamente 1.500 metros quadrados.
No momento da chegada da primeira guarnição, o local estava fechado e o fogo se concentrava na parte central do pavilhão. Os bombeiros desligaram a energia elétrica e acessaram o espaço por uma abertura lateral, tentando conter os focos iniciais sem a entrada de ar para evitar a propagação do incêndio. No entanto, por causa da alta temperatura e da pouca visibilidade, foi necessário mudar a estratégia e iniciar o resfriamento interno dos outros pavilhões enquanto aguardavam a chegada da autoescada.
Com o reforço da autoescada, o combate aéreo foi iniciado e, em seguida, as portas lateral, frontal e traseira do prédio foram abertas de forma gradual para facilitar o acesso ao foco principal do fogo. A operação contou com o apoio de guarnições de Lauro Müller, Urussanga, Criciúma, Tubarão e Braço do Norte, além da Polícia Militar e do Samu.
Cerca de 20 mil litros de água foram utilizados na operação. Apesar do prejuízo no pavilhão de estoque, com 1.500 m² destruídos, uma área de aproximadamente 5.000 m² foi preservada, incluindo a parte da frente do mercado, uma loja de materiais de construção anexa e um depósito de madeira nos fundos. O mercado possuía seguro, mas o gerente não soube estimar os prejuízos nem apontar a origem do incêndio.
Após a extinção das chamas e os trabalhos de rescaldo e ventilação, o local foi isolado e deixado aos cuidados do gerente até a chegada da perícia técnica, que deverá apontar as causas do incêndio.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
