Patrimônios culturais de Laguna são invadidos e furtados
Foto: Divulgação

Dois patrimônios culturais de Laguna foram alvos de furtos nesta semana. A primeira ocorrência aconteceu na terça-feira (18), quando a Casa das Artes foi invadida e teve toda a fiação elétrica furtada. O local está desocupado e sob os cuidados da Fundação Lagunense de Cultura (FLC) até o início do processo de restauração, previsto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Assim que o crime foi constatado, um boletim de ocorrência foi registrado para que as autoridades possam investigar o caso.

Na madrugada desta quinta-feira (20), a Casa Candemil, sede do Arquivo Público de Laguna, também foi alvo de criminosos. O local, que preserva documentos históricos importantes da cidade, teve uma janela do banheiro arrombada, permitindo a entrada dos invasores. Do espaço, foram levados dois computadores, um aparelho de ar-condicionado e alguns itens da copa. Apesar do prejuízo, os documentos e arquivos históricos, segundo as primeiras informações, não foram violados.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Laguna

Após os acontecimentos, a Fundação Lagunense de Cultura solicitou à Prefeitura de Laguna a contratação emergencial de vigilantes para atuar no período noturno. O presidente da Fundação, Fernando Ilibio, destacou que a segurança dos patrimônios culturais é essencial para garantir a preservação da história da cidade e que medidas urgentes precisam ser tomadas para evitar novas invasões. Segundo ele, a solicitação foi feita de forma prioritária para que os espaços fiquem protegidos o mais rápido possível.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.