Meta abandona checagem de fatos e adota sistema de notas comunitárias
Foto: Divulgação

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou nesta terça-feira (7) o fim do sistema de verificação de fatos no Facebook e no Instagram, ativo desde 2016. A empresa substituirá o modelo atual por um sistema de Notas da Comunidade, semelhante ao utilizado no X (antigo Twitter), iniciando a implementação pelos Estados Unidos.

O fundador da Meta defendeu que as políticas atuais de moderação “foram longe demais” e afirmou que a empresa pretende “voltar às suas raízes”, focando na redução de erros e simplificação das diretrizes de moderação.

Como funcionará

No novo sistema, os usuários poderão adicionar sugestões diretamente às postagens consideradas pela Meta como de “menor gravidade”. As notas que receberem aprovação da maioria dos usuários serão anexadas ao conteúdo original, atualizando o modelo atual de verificação profissional.

“Em vez de depender de um especialista em verificação de fatos, a Meta confiança na comunidade para comentar o conteúdo”, explicou Joel Kaplan, executivo da empresa, em entrevista à Fox News. Segundo Zuckerberg, a mudança pode resultar na identificação de menos conteúdos problemáticos, mas também deve reduzir a remoção acidental de mensagens e contas.

Impacto da mudança

A decisão marcou o fim de uma era iniciada após as eleições americanas de 2016, quando a Meta reuniu parcerias com verificadores de fatos profissionais e manteve uma equipe interna dedicada à moderação de conteúdo. A empresa argumenta que a nova abordagem visa “restaurar a liberdade de expressão” em suas plataformas.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.