31 municípios de SC decretam situação de emergência por conta das fortes chuvas
Foto: Divulgação/CBMSC

Santa Catarina tem, até o momento, 78 municípios com ocorrências em virtude das condições
meteorológicas. O dado está no relatório da Defesa Civil do Estado, atualizado às 10h deste sábado (7). As cidades foram afetadas por chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos.

Equipes do Governo do Estado atuam desde o começo da semana no auxílio à população e no monitoramento da situação e uma força-tarefa entre Estado e Exército está de prontidão desde a noite de sexta-feira (6). O indicativo de altos volumes de chuva no fim de semana permanece.

Ainda de acordo com o relatório, subiu para 31 o número de municípios que emitiram decretos de situação de emergência. A Defesa Civil do Estado já encaminhou aos municípios de Rio do Sul, Erval Velho, São Bento do Sul, Canoinhas e Aurora 4.296 itens de assistência humanitária. Santa Catarina está com 63 abrigos abertos em 32 municípios.

A previsão continua indicando volumes altos de chuva para Santa Catarina neste fim de semana. O sábado já começou com chuva intensa e temporais, condição que se mantém até o fim do dia, com totais mais elevados do Centro ao Norte (Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí), variando de 60 a 80 mm, podendo superar esses valores de forma pontual.

Do Extremo Oeste ao Litoral Sul os volumes médios esperados variam entre 40 a 60mm, também podendo superar esses valores de forma pontual. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

No domingo (8) a chuva abrangente volta a atingir todo o estado ainda com volumes elevados. Na área entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí os volumes variam entre 70 e 100mm, com pontuais mais elevados e variando 30 a 50mm em média em áreas entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais no domingo.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.