A crescente valorização imobiliária e o turismo de alto padrão têm transformado o perfil urbano de Urubici, na Serra Catarinense. Segundo a engenheira Giovana Locks, da Altitude Engenharia e Construções, a cidade vive uma nova fase, com foco na verticalização do centro urbano e empreendimentos que conciliam sustentabilidade, tecnologia e conforto térmico.
Com cinco anos de atuação, a empresa iniciou suas atividades com projetos de cabanas e pousadas – um nicho que impulsionou o turismo e alavancou o mercado da construção civil no município. Entre os destaques está o empreendimento Vale Sagrado, projetado do zero, e cabanas como a Catarina, além de uma residência de 400 metros quadrados no Morro da Igreja – obra que exige cuidados específicos por causa da umidade e do clima frio.
Atualmente, a Altitude dá um passo além, lançando em outubro um edifício multifamiliar com 29 unidades no Centro da cidade. O objetivo é atender à carência de imóveis comerciais e habitacionais de alto padrão, que possam receber com qualidade os visitantes que chegam à cidade – muitos deles de outras partes do Brasil e do exterior.

A empresa aposta em métodos construtivos sustentáveis como o Light Steel Frame, que permite maior conforto térmico, reduz o tempo de obra e minimiza impactos ambientais. “Comparado ao modelo convencional, conseguimos entregar em metade do tempo e com muito mais eficiência energética e térmica”, ensina Giovana.
Com foco em preservação ambiental, a empresa mantém uma equipe dedicada à análise de viabilidade ambiental de terrenos, garantindo o cumprimento das normas do IMA. “Muitas vezes o investidor vem de fora, compra área rural e não sabe que há restrições de uso. Nosso papel é orientar e construir dentro da legalidade e com foco na preservação da natureza”, reforça.
Além de Urubici, a Altitude Engenharia também mira São Joaquim, onde o crescimento impulsionado pelas vinícolas tem atraído visitantes com alto poder aquisitivo e que enfrenta carência de hospedagem qualificada. “É preciso pensar em estruturas que acolham bem esse público e respeitem o meio ambiente. Esse é o novo desafio da construção na Serra”, afirma Giovana.
O mercado imobiliário em Urubici reflete essa nova realidade. Com lotes chegando a R$ 400 mil, no Centro da cidade, o foco agora é em edificações que otimizem espaço e ofereçam padrão superior. Segundo a empresária, a cidade precisa se preparar para essa nova fase, com inteligência urbana e infraestrutura adequada para seguir acolhendo turistas e novos moradores com excelência.
O Estúdio de Inverno é veiculado por: UNITVSC, Rádio Massa FM Tubarão, Rádio Jovem Pan Tubarão, Portal Notisul, Portal Litoral Sul Criciúma, Donna da Notícia e Portal UNITV.
