Catarinenses voltam às urnas neste domingo para escolherem governador e presidente da República
Fotos: Divulgação

Os catarinenses voltam às urnas neste domingo (30) para eleger o futuro governador de Santa Catarina e quem comandará o Brasil pelos próximos quatro anos. Logo mais, às 8h, os portões para a votação se abrem para votar. No estado, são 5.489.658 eleitores que podem votar no segundo turno. Na Amurel, são 290.529 votantes nos 18 municípios da região.

Em Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputam a preferencia dos eleitores. No primeiro turno, realizado no dia 2 de outubro, Jorginho obteve 38,61% dos votos. Décio Lima alcançou 17,42%. Outros 11 estados também elegem o futuro governador neste domingo.

Na disputada nacional, os candidatos são o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No primeiro turno, Lula obteve 48,43% dos votos, o equivalente a 57.259.504, enquanto o presidente Bolsonaro ficou com 43,2%, o equivalente a 51.072.345 votos.

No segundo turno das Eleições 2022, a votação obedece a seguinte sequência: governador (2 dígitos) e presidente da República (2 dígitos). Após digitar o número e conferir o nome e a foto na urna, é preciso aguardar um segundo para confirmar o voto.

Confira dicas úteis antes de sair para votar

A Justiça Eleitoral espera que a votação neste segundo turno seja mais rápida, uma vez que os eleitores escolherão agora apenas dois candidatos. O longo tempo na leitura da biometria também causou demora nas filas na primeira etapa das eleições e, por isso, os mesários passaram por mais um treinamento.

A votação termina às 17h, mas os eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.

A expectativa é que o resultado da eleição em Santa Catarina seja divulgado por volta das 20h deste domingo. Já o resultado oficial à presidência da República deve sair um pouco mais tarde.