Eleições: aplicativo e-Título ainda pode ser baixado para votar no 2º turno
Foto: Ascom/TSE

Quem ainda não baixou o aplicativo e-Título, pode baixar para votar no dia 30 de outubro, no segundo turno das eleições. As vantagens de ter em mãos o título de eleitor virtual é que, além da consulta ao local da votação e de possibilitar a apresentação de justificativa eleitoral, o aplicativo ainda realiza a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas, entre outras funcionalidades. Tudo isso sem a necessidade de ir pessoalmente ao cartório.

Para utilizar, basta inserir o número do título ou do CPF, o próprio nome, os nomes da mãe e do pai, além da data de nascimento e seguir os passos indicados. Feito isso, o votante terá no celular ou tablet todos os dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, reduzindo os riscos de extravios e danos ao título.

Para votar, somente pode se identificar exclusivamente com o e-Título a eleitora ou o eleitor que tenha feito o cadastramento biométrico. Fora isso, é necessário apresentar outro documento oficial com foto.

Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o aplicativo guia o usuário até a sua seção eleitoral. Assim, o e-Título facilita a vida do eleitor ao permitir o acesso rápido e fácil à Justiça Eleitoral (JE) via celular ou tablet, substituindo o documento em papel, como uma prestação de serviços por dispositivos móveis.