Foram definidas na manhã desta quarta-feira (17) as duas empresas que farão as obras de desassoreamento e enrocamento da Barra do Camacho, em Jaguaruna. As empresas Ecobulk Industria e Serviços de Proteção Ambiental e Dratec Engenharia foram as vencedoras do processo licitatório, que estava dividido em dois lotes, um para cada obra. A sessão de abertura dos envelopes com as propostas de preço começou por volta de 8h30 na sala de licitações da prefeitura de Jaguaruna.
Para o desassoreamento do canal, previsto no lote 1, a empresa Ecobulk Industria e Serviços de Proteção Ambiental Ltda, de Amerciana (SP), venceu com uma proposta de R$ 2.511.216,26. O valor apresentado é quase metade do orçamento previsto no edital. O serviço de dragagem prevê a remoção de cerca de 147 mil metros cúbicos de material, com prazo de execução de 180 dias.
Já no Lote 2, onde deve ser feito o enrocamento na foz da barra, a empresa vencedora foi a Dratec Engenharia Ltda, do Rio de Janeiro (RJ), com proposta de R$ 3.258.237,82. O trabalho consiste na colocação de pedras para a proteção e preservação do canal. Serão pouco mais de 23,6 mil metros cúbicos de rochas e mais 180 dias para conclusão.
Durante a sessão, o representante da empresa Confer contestou o resultado que definiu a vencedora do Lote 2. Ele alegou que a construtora não teria atendido a um item do edital. A partir desta quinta-feira (18) abre um prazo de cinco dias úteis para eventuais recursos. Se houver, após esse período, a empresa questionada terá outros cinco dias para apresentar as contrarrazões. Só depois de solucionado todos os questionamentos será dado a ordem de serviço para que finalmente os trabalhos iniciarem.