Nesta quinta-feira (9), a equipe de Força-Tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), especializada em intervenção em áreas deslizadas, realiza buscas no município de Muçum (RS), na localidade conhecida como Linha Pinheirinho.
Muçum enfrenta pela terceira vez, desde setembro, desastres causados pelas chuvas. Devido aos temporais recentes, o nível do Rio Taquari superou 25 metros e provocou a destruição de 80% da zona urbana e deslizamentos no entorno do município. A prefeitura aponta que os cinco mil habitantes estão isolados.
O CBMSC iniciou o trabalho na localidade na quarta-feira (6), e para acessar o local foi necessário caminhar cerca de quatro quilômetros, sobre o trilho do trem. Neste caminho a equipe cruzou por um viaduto bastante extenso e alto, sobre o Rio Taquari, e na sequência por um túnel de mais de um quilômetro bastante escuro.
Todo esse trajeto foi feito na companhia dos binômios – dupla formada entre bombeiro e cão de busca – e contou com a ajuda de um grupo de voluntários que está na região prestando apoio às famílias. Com um quadriciclo e um carrinho, eles auxiliaram a equipe em boa parte desse caminho.
Desde que começou a atuar em resposta ao desastre no Rio Grande do Sul, as equipes de FT do CBMSC já resgataram cerca de 2.350 pessoas e mais de 400 animais.
Atuam neste momento em solo gaúcho, 49 bombeiros militares e quatro cães de busca com uma estrutura de 12 viaturas, 17 embarcações, 11 motores de popa, uma mini escavadeira, um Auto Posto Comando (APC), dois caminhões, um quadriciclo, drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.