IBGE: Santa Catarina lidera entre os estados do Sul no número de moradores em imóveis alugados
Foto: Divulgação

Santa Catarina registrou 25,6% da população vivendo em domicílios alugados em 2022, o que equivale a 1 em cada 4 habitantes. O estado ocupa a quarta posição no ranking nacional, atrás de Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso, e supera a média brasileira, que é de 21%. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no recorte do Censo 2022 que aborda características habitacionais no país.

Apesar do destaque no aluguel, a maioria dos brasileiros ainda vive em imóveis próprios: cerca de 70%. Desses, 59% residem em propriedades quitadas, ganhas ou herdadas, enquanto 11% habitam imóveis financiados. Outras condições de moradia incluem 3,8% vivendo em domicílios emprestados e menos de 1% em outras situações.

Balneário Camboriú desponta como a cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes com o maior índice de moradores em imóveis alugados, chegando a 45,2%. No Litoral Norte do estado, Bombinhas (40%), Itapema (40%) e Porto Belo (39,4%) também registram percentuais elevados.

Aluguel atrai jovens adultos

Entre os moradores de domicílios alugados em Santa Catarina, 668,1 mil pessoas têm entre 20 e 34 anos, representando 34,5% do total. O grupo de 25 a 29 anos lidera, concentrando 12,3% dos moradores nessas condições. Já entre aqueles que residem em imóveis próprios, o pico é observado na faixa etária de 70 anos ou mais, reflexo do ciclo de vida que inclui aposentadoria e estabilidade financeira.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.