Apresentação trará vivência e resgate do Terno de Reis em Gravatal
Foto: Divulgação/Prefeitura de Gravatal

Uma tradição trazida pelos açorianos e que tem raízes profundas na cultura popular catarinense, o Terno de Reis, será apresentada em Gravatal neste sábado (6), Dia dos Santos Reis. A celebração inicia às 20 horas, na Igreja de Termas e segue em um passeio de trem pelas comunidades Bela Vista, Tiradentes e Centro.

A celebração é conduzida por um grupo de 26 pessoas com cantigas pela cidade. Integrantes do Grupo de Idosos, colaboradores e voluntários fazem parte do projeto que é executado com recursos do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo.

O Resgate do Terno de Reis visa manter e valorizar esta tradição popular em Gravatal através de uma geração que a viveu e ainda vive, e também, quer repassar aos mais jovens.

“Ficamos muito felizes com as apresentações. Que todos abram sua porta e sua janela para ver o Terno de Reis”, convida a idealizadora do projeto, Tomázia Fernandes Garcia.

Terno de Reis refere-se a canções e pequenos grupos de músicos que as realizam, com referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus recém nascido, baseado na tradição religiosa portuguesa. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro, data em que se comemora mais amplamente o Dia de Reis.

A tradição se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados Três Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar iniciaram sua procura por Jesus no dia 25 de dezembro e o encontraram no dia 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis. Desse modo, é comum que os grupos, tradicionalmente compostos por três cantores do Terno e outros instrumentistas, cheguem às casas de suas comunidades de surpresa durante a noite, entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro de cada ano.

:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.