Parque Diamante +Energia: espetáculo de conscientização ambiental atrai centenas de estudantes
Foto: Divulgação/Parque Diamante +Energia

Cerca de 800 alunos de escolas e entidades como o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca) e Apae de Tubarão e Capivari de Baixo lotaram o teatro do Parque Diamante +Energia para assistir o espetáculo que contou a história “A Rendeira e a Tartaruga”.  A apresentação da Cia Vibrata, destacou a importância da reciclagem do lixo e comportamentos sustentáveis.

De acordo com a coordenadora do Programa Diamante +Educação Ambiental (PDEA), a engenheira agrônoma Mylena de Medeiros, o espetáculo reforçou sobre a problemática do lixo nos oceanos que afetam as vidas marinhas e ainda trouxe a possibilidade de transformar os resíduos recicláveis em instrumentos musicais. “Vimos na própria peça teatral, onde a sonoplastia partiu de instrumentos feitos com pratos descartáveis imitando o som do mar, o violão feito a partir de uma forma de pudim, canos de PVC, bambu e palitos de churrasco que também deram tom musical no espetáculo”, explica.

Os alunos da Apae de Tubarão Maria Nazaré Nunes, de 50 anos, e Carlos Eduardo, de 22 anos, ambos com deficiência intelectual, ficaram encantados com as encenações e músicas durante a apresentação e relataram aos professores o sentimento de felicidade ao prestigiar o espetáculo. “Gostei bastante do teatro, queria que tivesse mais, foi muito legal, eu amei!”, declara Maria Nazaré. “Gostei muito da apresentação da Rendeira e a Tartaruga, foi muito legal”, reforça Carlos.

A professora de educação especial da Apae de Tubarão Sandra Regiona Brigido, acompanhou os alunos e debateu sobre a importância do tema em sala de aula. “Debatemos sobre o assunto em sala e os alunos aprenderam sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta, a história foi muito bem contada. Precisamos de mais eventos como este, só temos a agradecer por esse momento tão especial”, diz a professora.

O teatro também promoveu igualdade e equidade com a participação da interprete da Língua Brasileira dos Sinais (Libras).

A rendeira e a tartaruga

O teatro contou a história da conexão entre uma rendeira e o ciclo de vida de uma tartaruga marinha. A rendeira, ao descobrir um ninho, auxilia a tartaruga a superar os perigos e a chegar ao mar. Passa o tempo e a rendeira reencontra sua amiga marinha, que agora está doente com o lixo do mar.

Em uma colcha estendida, que está sendo bordada, um cavalete com almofada para renda de bilro, a atriz utiliza bonecos e música ao vivo para relatar os hábitos da rendeira, sua casa, suas rendas e seu marido pescador, e traz uma linda mensagem sobre compaixão e conscientização da reciclagem do lixo, através do exemplo da tartaruga marinha que adoece por comer resíduos plásticos. Uma história encantadora, cheia de poesia e música para todas as idades. A apresentação aberta aos estudantes contou com o financiamento e execução por meio de recursos do governo federal pela lei Paulo Gustavo.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.