Parque Diamante + Energia está com inscrições abertas para contratação de artistas da região
Foto: Divulgação/Parque Diamante+Energia.

Artistas de diferentes áreas como a dança, música popular e erudita, teatro, contação de história, circo e exposições, poderão ter os trabalhos incluídos na programação cultural deste ano no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo. As inscrições (clique aqui) estão abertas para a contratação de artistas da região da Amurel.

A coordenadora de Cultura do parque, Dafna Corrêa Rodrigues, afirma que a programação cultural já está ativa e as primeiras contratações são alinhadas. Ela incentiva os artistas de toda a região a fazer a inscrição. “A inscrição é importante para termos acesso aos artistas da região, fortalecer o ecossistema da cultura e fazer uma busca ativa para contratação de artistas alinhados com o público que visita o parque”, comenta. Ela complementa que durante todo o ano, o parque terá eventos culturais com espaço para apresentação de talentos locais, que poderão ser contratados conforme critérios estabelecidos pela Lei de Incentivo à Cultura.

O presidente da Associação Jorge Lacerda (AJL), gestora do parque, Valdeci Francisco Algayer, reforça que o objetivo é consolidar o local como um propulsor de novos talentos artísticos da região e incentivar as apresentações abertas ao grande público. “Esse é um objetivo de longa data da nossa associação junto com a Diamante, mantenedora do parque. Além das oficinas culturais que capacitam os artistas, o parque também pretende ser esse berço para os novos talentos. Vamos ter uma estrutura preparada para que esses artistas possam se apresentar e desenvolver suas carreiras. Teremos um sistema de comunicação para divulgar essas apresentações e toda a sociedade é convidada a prestigiar e acompanhar esses eventos que teremos nos próximos meses”, ressalta.

Capacitação

Os artistas interessados em ter o trabalho contratado para a programação cultural, poderão participar de uma capacitação. O encontro está marcado para o dia 13 de março.

Dafna fará a apresentação das metas do Plano Plurianual estabelecidas para 2024 de acordo com a Lei de Incentivo à Cultura, do governo federal, e detalhará os requisitos e critérios do Ministério da Cultura para a formalização da contratação.

Essa será a segunda capacitação promovida pelo parque. A primeira ocorreu em novembro do último ano, quando artistas locais puderam interagir e sanar as principais dúvidas. “O objetivo dessa capacitação é trazer acessibilidade aos fazedores de cultura da nossa região, para que eles possam usar o parque como esse grande “berçário” – um lugar para apresentar sua arte à comunidade. Estamos focados no coletivo, quanto mais pessoas habilitadas para atender essas normativas federais, melhor será a qualidade dos artistas e assim poderemos mostrar esse grande potencial dos talentos da nossa região”, afirma a coordenadora.

A ação cultural gratuita é realizada por meio do Ministério da Cultura, do governo federal, e conta com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia e com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, através da Lei de Incentivo à Cultura.

:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.