As lágrimas são uma solução salina que tem como função, umidificar constantemente a superfície dos olhos, mantê-los saudáveis, sem infecções e protegidos de agentes externos. Quando ocorre uma obstrução do canal lacrimal, a dacrioestenose, é necessária uma avaliação médica para não comprometer a saúde ocular.
“A dacriocistografia, é um exame de raio-X contrastado que permite uma análise detalhada do canal lacrimal, identificando obstruções, infecções e outras alterações. Procedimento rápido e minimamente invasivo, que produz diagnóstico preciso, ao oferecer imagens minuciosas que auxiliam na definição do tratamento adequado, além de contribuir para a prevenção de complicações oculares relacionadas ao lacrimejamento excessivo”, explica o radiologista do Provida, Dr. Renan Knabben Magri.
Os sintomas que precisam de atenção são: lacrimejamento excessivo e persistente, presença de infecções frequentes no sistema lacrimal, desconforto ou dor na região dos olhos, suspeita de obstrução no canal lacrimal e até mesmo, após um acidente que lesionou partes da face, entre outros.
“A importância de detecção precoce de problemas lacrimais e a realização do correto tratamento, evitam que os olhos se tornem mais sensíveis e suscetíveis a infecções e inflamações. Se sentir qualquer alteração ocular, procure seu oftalmologista”, alerta o radiologista.
