O município de Imaruí, receberá um investimento de R$ 632,8 mil para a reconstrução do Mercado Público Pedro Westrupp. O projeto foi aprovado na reunião do Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), presidido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que condicionou o investimento ao início do processo de tombamento do prédio.
O Mercado Público Pedro Westrupp representa a cultura, tradição e história de Imaruí e é importante para o desenvolvimento e exposição das atividades do comércio local, entretanto, com o passar dos anos a estrutura foi abandonada e produtores rurais e artesãos ficaram sem um local para oferecer seus produtos em um único espaço.
Com o projeto aprovado pelo FRBL, o Mercado do Produtor Pedro Westrupp será reconstruído e irá abrigar algumas instituições públicas, como Procon, Vigilância Sanitária, Epagri, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pecuário e Icasa. Os órgãos públicos de fomento e fiscalização das atividades econômicas dividirão o espaço com boxes para que os pequenos agricultores comercializem diversos produtos, como verduras, legumes, biscoitos, pães, embutidos, queijos, carnes, dentre outros, com preços acessíveis e garantia de qualidade ao consumidor.
Além disso, na reunião do Conselho Gestor do FRBL, foram aprovados os custeios de nove perícias, requeridas por Promotorias de Justiça nas áreas da cidadania, consumidor, meio ambiente e moralidade administrativa a fim de instruir procedimentos em andamento.
Com a aprovação do projeto, o próximo passo é a assinatura de um convênio entre o Município de Imaruí e o Ministério Público de Santa Catarina, no qual estarão estabelecidos os termos de execução do objeto, vigência do convênio, recursos destinados e sua prestação de contas, a reconstrução do Mercado Público Pedro Westrupp irá contribuir para o fomento da economia local e para a preservação da história e cultura de Imaruí.