O Programa de Educação Financeira do Estado de Santa Catarina foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (22), em Tubarão. O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Por meio da iniciativa, professores serão capacitados em educação financeira para levar o tema aos estudantes em sala de aula.
Tubarão sediou o evento por ter se tornado a primeira cidade do Brasil a se habilitar para oferecer o programa e ser escolhida para ser o Núcleo de Referência de Educação Financeira em Santa Catarina. O lançamento teve a presença do ministro da educação, Milton Ribeiro, do prefeito Joares Ponticelli (PP), do presidente da CVM, Marcelo Barbosa, do secretário de Educação estadual, Luiz Fernando Cardoso, além de senadores, deputados federais e secretários.
“Os catarinenses saíram na frente, de maneira mais oficial, para dar condições aos nossos meninos para que eles tenham habilidade para tratar esse assunto de finanças. Hoje nós temos um apelo muito grande nos magazines e nos comércios de fazer [compras parceladas] em 50, 60 vezes e a pessoa só calcula o que ela pode pagar, mas não calcula o quanto está pagando. Coisas assim mais simples, mas que vai ter um reflexo no futuro”, destacou Milton Ribeiro.
A iniciativa, destinada a todos os professores interessados de escolas públicas e privadas, prepara os docentes para ensinarem a educação financeira de forma interdisciplinar. O objetivo é ampliar o acesso às formações gratuitas disponíveis no site: www.edufinanceiranaescola.gov.br.
Durante o evento, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC apresentou, em primeira mão, o Caderno Economia, do Guia dos Temas Contemporâneos Transversais, em que está inserida a educação financeira. A publicação trata da interdisciplinaridade e conecta os assuntos à realidade do estudante, seguindo orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).