Formatura de desenvolvedores para Tecnologia de Informação ocorre nesta quinta-feira, em Tubarão
Foto: Ilustrativa Pixabay

A formatura dos alunos do curso de Formação de Desenvolvedores Para Tecnologia de Informação na Região Sul de Santa Catarina (Dev TI Sul), promovido pela Fundação Unisul, será realizada na noite desta quinta-feira (15), em Tubarão. Ao todo, 60 novos profissionais concluem o programa de qualificação e estão preparados para atuarem em um setor que cresce a cada dia.

A formação Dev TI Sul venceu o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e tem o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). O curso registrou quase 700 inscritos de toda a Amurel, um recorde em todo o estado. Desses candidatos, 210 foram escolhidos e 60 concluíram o programa.

O objetivo é preparar mão de obra para o mercado de Tecnologia e Inovação, mais especificamente, para serem profissionais desenvolvedores de sites e sistemas. As aulas iniciaram em março e ocorreram de forma hibrida até dezembro. O programa é inteiramente gratuito.

“Eles estudaram várias tecnologias e técnicas para a programação de computação além de técnicas de gestão de empresas de tecnologia e metodologias ágeis de gestão de projetos. Com isso, a Fundação Unisul consegue fazer a entrega social e potencializar toda a região da Amurel para que a gente tenha mão de obra extremamente qualificada para esse setor”, destaca Gean Carlos Fermino, controller da Fundação Unisul.

Com uma formação profissional em menos de um ano, em uma área de constante absorção de mão de obra, o curso proporciona que os estudantes ingressem na área de tecnologia e inovação. Gean afirma ainda que, com as múltiplas oportunidades, o setor sempre apresenta uma carência de capacitação. Inclusive, com a alta do dólar, muitos profissionais da região trabalham em home office para o exterior.

“Há uma evasão de mão de obra para esses mercados internacionais. Ainda que esses profissionais ficassem aqui, há uma carência muito grande. A gente não consegue ocupar as vagas disponíveis para essas áreas. Então, sempre que se consegue ofertar um curso dessa magnitude, você está colocando, já a partir de janeiro, 60 profissionais a mais a disposição do mercado. Um mercado que é de ponta e está sempre produzindo novas tendências e gerando uma economia que é super inovadora”, ressalta Gean.

A formatura da primeira turma do curso Dev TI Sul será às 19h desta quinta-feira no Espaço Integrado de Artes da Unisul, em Tubarão. A Fundação Unisul pretende oferecer novamente a Formação de Desenvolvedores Para Tecnologia de Informação no próximo ano.