Diretores e professores dos Centros de Educação Infantil (CEI) das redes credenciadas e conveniada à prefeitura de Tubarão, participaram na sexta-feira (10), de uma reunião conduzida pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), Maurício da Silva.
No encontro, o diretor-presidente da FME falou da nova resolução da educação infantil, da importância da participação da família no processo de ensino das crianças, aspectos pedagógicos e legais da educação, entre outros temas.
O encontro foi o segundo realizado com o objetivo de preparar os educadores para o retorno às aulas. Na última semana, as gestoras dos Centros de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, também participaram de reunião, auditório da Amurel.
Na próxima quarta-feira (15), inicia o ano letivo 2023 na rede municipal de ensino de Tubarão. Para Maurício da Silva, este será um ano de consolidação das políticas públicas educacionais no município.
“Estarão vigentes vários mecanismos que favorecerão a boa gestão escolar. Recursos de desempenho do Fundeb, ICMS da Educação e o bônus para os professores por assiduidade e cumprimento de incumbências vão incentivar a adoção de práticas ainda melhores no ambiente escolar”, adianta.
Segundo Maurício, já foram levantadas todas as condicionalidades, analisados os pontos positivos e onde os processos precisam melhorar.
“Fila zero na educação infantil, escolas com período integral, eleição de diretores por critérios técnicos, força-tarefa para recuperar o aprendizado de alunos mais vulneráveis, com reforço no contraturno e ações contra a evasão escolar desenvolvidas por equipe multidisciplinar, melhoria do diagnóstico do aprendizado são algumas iniciativas que já trouxeram grande impacto e que devem ser ampliadas neste ano”, destaca.
Para tanto, acrescenta Maurício, haverá capacitação constante dos educadores, com foco nos aspectos pedagógicos e também tecnológicos.
“Vamos promover capacitações no início da semana para professores do ensino fundamental e infantil e outro treinamento com foco no uso dos tablets também está previsto”, informa.
Cerca de 9 mil alunos devem ser atendidos pela Fundação Municipal de Educação, nas unidades escolares da rede pública e ainda nas unidades credenciadas e conveniadas.