Inscrições do Fies para o 2º semestre começam hoje (14)
Foto: José Cruz/Agência Brasil

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025 começaram nesta segunda-feira (14) e vão até as 23h59 do dia 18 de julho. O processo seletivo será realizado exclusivamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. No total, serão oferecidas 44.867 vagas para estudantes que desejam financiar cursos de graduação em faculdades privadas com avaliação positiva no Sinaes.

Desde sua criação, em 2001, o Fies tem como principal objetivo democratizar o acesso ao ensino superior por meio de financiamento a juros baixos e com condições facilitadas para estudantes de baixa renda. Somando os dois semestres de 2025, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 112.168 vagas.

Para participar, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota diferente de zero na redação. Também é exigido que o candidato não tenha participado do Enem como treineiro e que a renda bruta familiar mensal por pessoa seja de até três salários mínimos, o equivalente a R$ 4.554 neste ano.

Uma das novidades é o Fies Social, modalidade lançada em 2024 que reserva 50% das vagas para candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 759). Nessa categoria, o financiamento pode chegar a 100% do valor do curso e contempla também cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O resultado da chamada única será divulgado em 29 de julho. Os pré-selecionados devem comprovar as informações e complementar a inscrição entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for chamado nesta fase entra automaticamente na lista de espera, válida de 5 de agosto a 19 de setembro.

O MEC reforça que é essencial que todos os candidatos fiquem atentos aos prazos e às regras estabelecidas no edital. Quem já possui um financiamento em aberto pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo (PCE) não pode participar.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.