Palmeiras e Flamengo decidem neste sábado (29), às 18h, no Estádio Monumental U, em Lima, quem será o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores. A partida terá transmissão ao vivo da Rádio Nacional, com pré-jogo a partir das 17h30. O confronto reedita a final de 2021, vencida pelo Verdão na prorrogação.
Reedição da final de 2021 marca decisão histórica
A disputa pelo tetra se tornou possível após os dois clubes alcançarem três títulos cada ao longo da última década. A final mais recente entre eles, em 2021, terminou com vitória palmeirense por 2 a 1, após falha do volante Andreas Pereira na prorrogação. Agora, quatro anos depois, o jogador vive situação oposta: contratado pelo Palmeiras em setembro, ele tenta conquistar o título perdido pelo Flamengo.
Retrospecto recente e caminhos até a final
No reencontro entre os times pelo Brasileirão, em outubro, o Flamengo venceu o Palmeiras por 3 a 2 no Maracanã. Na reta final do torneio nacional, os dois clubes chegaram à decisão continental vivendo momentos distintos: os cariocas lideram o campeonato com 75 pontos, enquanto o Verdão soma 70 após ser derrotado pelo Grêmio na última terça (25).
Abel Ferreira busca marca histórica
Caso conquiste a Libertadores, Abel Ferreira chegará ao seu terceiro título continental pelo Palmeiras. Ele também poderá se isolar como técnico mais vencedor da história do clube, podendo alcançar 11 troféus e superar Oswaldo Brandão.
Além do treinador, vários atletas presentes na final de 2021 continuam nos elencos. No Palmeiras: Weverton, Gustavo Gómez, Piquerez, Raphael Veiga e Deyverson (hoje em outro clube, mas protagonista em 2021). No Flamengo: Arrascaeta, Bruno Henrique, Pedro e Filipe Luís (hoje técnico da equipe).
Arrascaeta vive melhor temporada pelo Flamengo
Arrascaeta é o principal nome do Flamengo na temporada. O uruguaio soma 23 gols e 17 assistências em 59 jogos, sendo decisivo também no Brasileirão, onde participou de ao menos um gol por partida. Ele pode alcançar o 16º título pelo clube.
O palco da decisão também traz boas lembranças ao rubro-negro: em 2019, no mesmo Monumental U, o time conquistou o bicampeonato ao vencer o River Plate por 2 a 1.
Prováveis escalações para a final
Palmeiras:
Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco López e Vitor Roque.
Desfalques: Lucas Evangelista e Paulinho (lesões). Weverton pode retornar ao banco.
Flamengo:
Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Jorginho, Pulgar e Arrascaeta; Everton Cebolinha, Carrascal e Bruno Henrique.
Desfalques: Gonzalo Plata (suspenso) e Pedro (lesão). Léo Ortiz é dúvida.






