Até o dia 3 de outubro, hamburguerias, pizzarias e restaurantes de Imbituba estarão oferendo pratos especiais para celebrar a temporada de avistamento das baleias no litoral sul catarinense. São 29 estabelecimentos que estão participando do 6º Festival Gastronômico da Baleia Franca. Em alguns deles, pratos exclusivos foram criados especialmente para a ocasião.
O evento foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (2), na Praia do Rosa. O festival é organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Portuário (SEDETUR), em parceria com Sebrae/SC e a Associação Empresarial de Imbituba (ACIM).
Serão receitas à base de peixe, camarão e outros frutos do mar, bem como, hambúrgueres, massas, sushis, pizzas e uma variedade de produtos da agricultura local. Os pratos selecionados para o evento serão comercializados entre R$ 29,90 e R$ 159,00.
Aliando o turismo de observação das baleias e a gastronomia, o festival busca fomentar a economia local. “É uma forma de a gente mostrar através do turismo e das experiências gastronômicas o nosso diferencial de Rota da Baleia Franca”, pontua Juliana Ghizzo, analista de negócios do Sebrae/ SC
O festival é realizado em setembro por ser o mês com a maior presença das baleias-francas nas praias da região. Os animais vêm para a costa catarinense em busca de águas mais quentes e calmas pra poderem ter os filhotes. Assim, o público tem a oportunidade de poder provar a culinária local e ainda apreciar um show natural que só as gigantes dos mares sabem fazer.
“É uma ótima oportunidade de mobilizar as pessoas em relação a alimentação nesse período em que as baleias estão aqui. Setembro é o mês da baleia-franca, o auge da ocorrência da espécie, quando nós temos o maior número de baleias presentes na nossa região. As fêmeas que chegaram aqui grávidas para o nascimento dos filhotes, já tiveram os seus filhotes, então nada melhor do que a gente celebrar e comemorar essa época com o festival gastronômico e com outros diversos eventos que estão acontecendo na região neste mês”, destaca Karina Groch, direto de pesquisa do Instituto Australis.
A realização do evento este ano também é uma oportunidade de atrair turistas e auxiliar na retomada do setor, que sofreu com a pandemia de covid-19.
Confira aqui a lista com os estabelecimentos participantes.