Ação nacional de combate à violência contra a mulher será realizada em Capivari de Baixo nesta quinta-feira
Foto: Divulgação IFSC

Evento nacional promovido pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos pelo fim da violência contra as mulheres será realizado nesta quinta-feira (8), em Capivari de Baixo. A ação, que ocorre em todos os estados, está sendo organizada em Santa Catarina pelo Campus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A instituição foi escolhida pelo protagonismo na execução do projeto Qualifica Mulher.

O evento 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres será realizado a partri das 19h, no teatro do Parque Ambiental Diamante + Energia, em Capivari de Baixo. A ação contará com uma roda de conversa com mulheres da região, apresentações culturais e demais atividades envolvendo temas como empreendedorismo feminino, combate à violência contra a mulher, saúde da mulher e a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social das famílias.

Para falar dos temas, foram convidadas a empresária Eliane Fernandes, que tem uma trajetória no estímulo ao empreendedorismo feminino na região, a professora do IFSC, Gabriela Tiscoski, que também faz parte do núcleo de mulheres empreendedoras da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), a delegada Carolini de Bona Portão, a ginecologista Graziela Porto e a representante da feira criativa Criarte, Izabelle Zabot, em conversa que será mediada pela comunicadora e apresentadora da UNITV, Sibéle Cristina.

O evento deve contar com a presença da ministra Cristiane Britto. Também participarão da atividade a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Ana Muñoz dos Reis, e a diretora do Departamento de Políticas de Autonomia Econômica e Relações Sociais das Mulheres, Fernanda Marsaro dos Santos. Vereadoras mulheres da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) também participam da mobilização para o evento.

Além das palestras, as mulheres terão atividades diversas que acontecerão antes e depois do evento principal. Instituições como o Senac de Tubarão, a Associação Tubaronense de Letras e cooperativas de artesanato tocadas por mulheres disponibilizarão serviços e apresentarão seus trabalhos. Também será encenada uma peça teatral sobre a pintora modernista Tarsila do Amaral, pela oficina de teatro que acontece no parque ambiental.

Sobre a ação

A campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres foi criada em 1991 com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. O Ministério da Mulher realizará ações em todos os estados da federação. Em Santa Catarina, o IFSC Tubarão foi escolhido para organizar a atividade, que será realizada em Capivari de Baixo.

O IFSC foi escolhido como responsável pela execução da ação em razão do protagonismo na execução de um outro projeto em 2022: o Qualifica Mulher. Com recursos do Ministério da Mulher e executado pelos campi de Tubarão e Criciúma do IFSC, o projeto “Autonomia social e econômica: gerando renda e valorizando o trabalho feminino” ofertou cursos de capacitação profissional a mais de 400 mulheres selecionadas pelas secretarias de Assistência Social em 11 municípios das duas regiões.