Os premiados alunos das oficinas culturais gratuitas de dança do Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, participam da 41ª edição do Festival de Dança de Joinville. O evento iniciou no dia 15 julho e segue até o próximo sábado, dia 27.
Ao todo, 19 alunos participam do Festival nas categorias Jazz, Dança Contemporânea e Danças Populares Brasileiras. Nas primeiras participações, o grupo já se destaca ao conquistar o segundo lugar em Dança Contemporânea Solo Masculino.
O professor e coreógrafo Alex Martins coordena a participação dos bailarinos que colecionam títulos em competições nacionais e internacionais.
No ano passado, eles se classificaram como campeões mundiais em um dos maiores eventos de dança da América Latina, realizado em Cancún no México – o Universal Dance World Championship.
Neste ano, os alunos participam de mais uma edição do Festival de Dança de Joinville – o maior do mundo, chancelado pelo Guinness Book. Nesta edição, mais de 15 mil participantes de todos os estados brasileiros e de outros três países (Argentina, Paraguai e México) estão na cidade para competir e se apresentar nos palcos. Foram 4.461 coreografias selecionadas, de 880 grupos aprovados.
A programação conta com diversas apresentações ao público, realizadas em palcos abertos e outros pontos espalhados pela cidade, além das mostras competitivas, cursos e oficinas.
Oficinas culturais
Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos na esfera da arte e da cultura, as oficinas culturais gratuitas oferecidas no Parque Diamante +Energia têm sido ferramentas de transformação para centenas de alunos que já passaram pelas aulas nos últimos anos.
Neste ano, as oficinas estão disponíveis para moradores de toda a região da Amurel e recebeu quase 800 inscrições para as aulas de dança de salão, jazz, ballet, circo, música popular, música clássica e teatro.
Até o momento, quase 500 pessoas ingressaram nas oficinas e já tiveram as primeiras trocas com os professores especializados nas respectivas áreas.
A ação cultural gratuita é realizada por meio do Ministério da Cultura, do governo federal, e conta com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia e com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, através da Lei de Incentivo à Cultura.