Dom João Francisco Salm deixará a Diocese de Tubarão em março. O religioso foi nomeado como o novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo (RS). A mudança foi anunciada nesta quarta-feira (19) pela Santa Fé. Ele foi o escolhido do Papa Francisco para substituir Dom Zeno Hastentenfel, que havia solicitado renúncia, conforme prevê o Código de Direito Canônico, ao completar 75 anos de vida em junho passado.
Dom João continuará governando a Diocese de Tubarão na condição de administrador diocesano até a posse canônica em Novo Hamburgo, marcada para o 27 de março. Até esta data, Tubarão receberá um administrador apostólico ou elegerá um novo administrador diocesano, que assumirá a Diocese até a nomeação e posse de um novo bispo.
Sexto bispo de Tubarão
Dom João Francisco Salm foi o sexto bispo da Diocese de Tubarão. Ele foi nomeado no dia 26 de setembro de 2012 e ordenado bispo em 24 de novembro daquele ano na Catedral de Tubarão. Na mesma celebração, foi lhe dada a posse canônica e Dom João assumiu o pastoreio como sexto bispo da diocese tubaronense.
Enquanto bispo de Tubarão, Dom João acumulou a função de administrador apostólico da Diocese de Blumenau no ano de 2015. Foi presidente da CNBB Sul 4, no período de 2015 a 2019, e teve sempre grande presença na CNBB Nacional. Atualmente é o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e membro do Conselho Permanente e do Conselho Episcopal Pastoral.
Dom João assumiu a Diocese num tempo difícil que exigia corajosa ação, muito especialmente junto ao clero diocesano. Era também tempo de implantação do Novo Plano de Pastoral que havia recém sido aprovado e vislumbrava um grande caminho a ser feito.
“A Diocese de Tubarão, o povo em geral, lideranças leigos e leigas, religiosas e padres tiveram em Dom João Francisco não apenas a presença de um pastor, mas de um pai e amigo que soube ouvir, dialogar, silenciar e conduzir a Igreja com sabedoria e paciência. A Dom João Francisco, a Diocese de Tubarão é imensamente grata pelos nove anos de um fecundo trabalho aqui realizado”, diz trecho do comunicado da saída de Dom João.
Diocese de Novo Hamburgo
A Diocese de Novo Hamburgo foi criada em 2 de fevereiro de 1980, pelo Papa João Paulo II, sendo desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. Tem como padroeiro São Luiz Gonzaga. Desde março de 2007, seu bispo foi Dom Zeno Hastentenfel que, ao completar 75 anos de vida, dia 14 de junho de 2021, apresentou ao Papa seu pedido de renúncia. A Diocese está organizada em 49 paróquias. Tem, ainda, quatro Seminários e uma Escola Diaconal e dois Santuários. O clero é constituído por 99 padres e 48 diáconos.