Bombeiros de SC registram quase 21 mil atendimentos em janeiro
Foto: Divulgação/CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) teve um início de ano intenso, com 20.989 atendimentos registrados nos primeiros 31 dias de 2025. O número representa um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, quando aproximadamente 18 mil ocorrências foram atendidas. Ao todo, os bombeiros prestaram assistência a 15.823 vítimas em situações de emergência em todo o estado.

Entre os principais chamados, os atendimentos pré-hospitalares foram os mais frequentes, seguidos por salvamentos, buscas, resgates e combate a incêndios. Ocorrências diversas, apoio a outras instituições e manejo de insetos também estiveram entre as demandas mais comuns enfrentadas pela corporação no período.

Governo investe na modernização da corporação

Para dar conta da crescente demanda e melhorar a qualidade dos atendimentos, o Governo de Santa Catarina investiu na modernização da estrutura do CBMSC. Somente em 2024, a corporação recebeu 53 novas ambulâncias e 51 caminhonetes para reforçar a frota de veículos de emergência. Além disso, mais de R$ 1,2 milhão foi destinado à compra de equipamentos de proteção individual para combate a incêndios urbanos, garantindo mais segurança aos bombeiros durante as operações.

O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, destacou que, além dos investimentos em equipamentos, a capacitação dos profissionais tem sido uma prioridade. No último ano, 261 novos soldados foram incorporados à corporação e 575 atividades de treinamento foram realizadas, com a participação de mais da metade do efetivo. Segundo o comandante, o objetivo é garantir um atendimento cada vez mais ágil e eficiente para a população catarinense.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.