As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil trabalham na manhã desta quarta-feira (4) na retirada de famílias de suas residências em Tubarão. Alguns pontos da cidade registram alagamentos após as fortes chuvas da madrugada. O tempo continua instável na região e com previsão de mais chuva.
No bairro Bom Pastor, algumas pessoas foram resgatas de bote pelos bombeiros. Ruas e casas foram alagadas na comunidade deixando famílias ilhadas. O Rio Tubarão transbordou nestes pontos, assim como na Guarda Margem Esquerda. Na localidade de Sertão das Jararacas também há inundações.
Há também pontos de alagamentos na região central da cidade. A avenida Padre Geraldo Spettmann, um dos acessos de Tubarão, foi interditada na noite desta terça. A avenida Patrício Lima foi transformada em dois sentidos e está sendo usado como entrada e saída.
As ruas Roberto Zumblick e Coronal Cabral também tem pontos de interdição nesta manhã. Uma cratera abriu na rua Antônio Luiz de Medeiros, no bairro Passagem.
Durante a noite desta terça-feira (3) e madrugada desta quarta, que entre 50 e 60 moradores da cidade foram levadas para abrigos provisórios, segundo a Defesa Civil municipal. Também houve pessoas desalojas que saíram por conta própria e foram para casas de parentes ou conhecidos.
Na comunidade da Madre, uma família de quatro pessoas foi retirada em uma pequena embarcação na noite desta terça.
A Catedral de Tubarão, no Centro, a Assembleia de Deus, no bairro Recife, e a igreja Verdade Que Liberta, na Vila Moema, abrigam moradores desabrigados. O ginásio Paulo Jacob May, a Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva e outros locais estão mapeados pare servir de abrigo às famílias que necessitarem.
Na BR-101, no trecho do Morro do Formigão, em Tubarão, foi registrado uma queda de rochas. Segundo a CCR Via Costeira, uma pista no sentido Norte na via marginal, no quilômetro 331 foi bloqueada devido ao alagamento. No restante da rodovia que corta a região, o trânsito flui normalmente.
::: Acompanhe mais informações sobre a situação das chuvas na região em nossa programação e na página da UNITV no Facebook.:::
Outras ocorrências
Conforme o último levantamento do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM), divulgado às 7h20, a corporação atendeu 34 ocorrências de alagamentos na região, sendo 20 em Tubarão, 5 em braço do Norte, 4 em Laguna, 3 em Orleans, uma em São Ludgero e outra em Gravatal.
Também foram atendidas 8 ocorrências de deslizamentos de terra, sendo 4 em Orleans, um em Braço do Norte, um em São Ludgero, um em Imbituba e um em Santa Rosa de Lima. Também atuaram em corte de árvores.
Em Jaguaruna, o nível dos rios Sangão, Riacho dos Franciscos e Urussanga subiram e inundaram as partes mais baixas do munícipio. Sete pessoas de três casas em uma rua próxima a uma encosta foram retiradas e levadas para abrigos. E casa de familiares. Há pontos de alagamentos nos balneários do Sul e Norte do Município. Máquinas trabalham em uma abertura emergencial da Barra do Camacho.
Em Braço do Norte, quatro crianças e duas professoras foram resgatadas de uma creche após a rua ficar alagada. O caso ocorreu na manhã desta terça-feira. O grupo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar, que retirou todos com a ajuda do caminhão da corporação. Ninguém ficou ferido.
Em São Ludgero, uma família foi alojada no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann e na madrugada desta quarta, móveis e famílias estão sendo retiradas de suas casas, localizadas no bairro Beira Rio. O volume de água no rio Braço do Norte subiu e houve pontos de alagamentos.
Já em Gravatal, no bairro Pouso Alto, os bombeiros fizeram uma abertura no muro de uma residência para auxiliar na saída da água, já que o volume de chuva ameaçava entrar na casa. A água cobriu estradas na Várzea das Canoas e na comunidade da Seri. Uma ponte segue interditada no município. Durante esta terça, na SC-370, em direção ao bairro Termas, as chuvas trouxeram um acúmulo de terra, que foi retirado pela equipe de Infraestrutura em poucas horas e o trânsito normalizado.
Em Orleans, foi registrado um deslizamento de terra em uma residência. A casa foi isolada, sendo retirados os moradores do local, bem como objetos de valor. Também houve um desmoronamento de barranco sobre residência, no bairro João Paulo, em Orleans. Os bombeiros orientaram os moradores a desocuparem o local. Um deslizamento de terra foi registrado na rodovia SC-390, obstruindo a pista. Máquinas da prefeitura de Orleans auxiliaram no local fazendo a retirada do material.