Depois de 10 anos de obras e abandono, Cedup de Rio Fortuna será inaugurado nesta segunda-feira
Foto: Divulgação

Dez anos após o início das obras e um longo período de abandono, o Centro de Educação Profissional (Cedup) José Buss, em Rio Fortuna, será inaugurado oficialmente na manhã desta segunda-feira (14). A solenidade será às 10h na sede da instituição e terá restrição de público para evitar aglomerações.

Neste primeiro semestre serão oferecidos quatro cursos técnicos gratuitos: Magistério, Técnico em Enfermagem, Técnico em Alimentos e Técnico em Vendas (Administração). As matrículas foram abertas no início de fevereiro. As aulas serão no período noturno.

Localizado na Estrada Geral Rio Otília, a dois quilômetros do Centro de Rio Fortuna, o prédio tem uma área total de 5.577,39 metros quadrados e faz parte do programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. A estrutura é composta por salas de aula, laboratórios, banheiros, ginásio, auditório, refeitório e biblioteca.

Abandono e recuperação

A inauguração marca o fim de uma longa novela envolvendo a construção da unidade. As obras iniciaram no final de 2011. Inicialmente, o Cedup de Rio Fortuna foi projetado para oferecer cursos nas áreas da agricultura e pecuária, como Zootecnia e Técnico Agrícola, atendendo demandas dos municípios do Vale do Braço do Norte e região.

A construção foi viabilizada por meio de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal. A prefeitura cedeu o terreno e o fornecimento de água e energia. Já o Governo Federal disponibilizou recursos para a execução da obra e para garantir aquisição de móveis e equipamentos para salas de aula, biblioteca e laboratórios. E o Estado seria o responsável pela implantação e coordenação dos cursos.

Em 2013 as obras estavam praticamente finalizadas, mas o local foi abandonado. Desde então, passou a ser alvo vandalismo e furtos, como de fios e esquadrias. Nos pátios, o matagal tomou conta e algumas áreas apresentaram danificações. O caso chegou a ser denunciado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e alvo de um processo investigativo na Secretaria de Estado da Educação (SED), sem que ninguém fosse responsabilizado até então.

No início de 2021, o Governo do Estado retomou as obras no local, com trabalhos de limpeza e reconstrução do prédio. Foram investidos mais R$2,15 milhões na revitalização da estrutura. Os trabalhos foram concluídos e o Cedup de Rio Fortuna pode finalmente iniciar as suas atividades.