O médico Marcos Flávio Ghizoni, 78 anos, especialista em neuro-oncologia e neurocirurgia, morreu nesta terça-feira (9), em Tubarão. Renomado profissional, Dr. Marcos estava internado desde a última semana no Hospital Unimed e nesta terça, por volta de 14 horas, não resistiu a uma cirurgia, vindo a óbito, vitimado por um câncer de intestino.
Natural de Urubici, Ghizoni ingressou no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) em 1979 e participou da formação do Centro de Neurocirurgia. Na década de 90 foi para Florianópolis em busca de melhores condições técnicas, que resultou na compra do primero aparelho de tomografia do HNSC.
Em 2013 foi homenageado na Assembleia Legistativa de Santa Catarina (Alesc) junto com o médico Jayme Augusto Bertelli pela criação de uma inovadora técnica cirúrgica de reversão da lesão do plexo braquial. O procedimento foi publicado em mais de 50 revistas especializadas e apresentado em conferências em diversos países, obtendo o reconhecimento dos maiores especialistas da área.
Em 2015, Ghizoni conduziu uma complexa cirurgia cerebral enquanto o paciente tocava violão, demonstrando a precisão e a inovação de suas técnicas. Ele possuía mestrado em Ciência da Saúde pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e atuava como professor titular na mesma instituição. Além disso, era membro da Fundação Hospitalar Catarinense e prestava serviços no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Para o presidente da Unimed, Nei Bianchini, Dr. Marcos Ghizoni sempre foi um ser humano fantástico que dedicou sua vida inteira à medicina. “Ele sempre tratava a todos os seus pacientes da mesma maneira, independente de qual fosse a situação”.
Bianchini ressalta que Tubarão é hoje uma referência na área da saúde e a gente deve muito isso ao Dr. Marcos. A morte do neurocirurgião, avalia o presidente da Unimed, é uma perda muito grande para todos da área da saúde, para seus pacientes, para seus amigos e familiares. “Só temos a lamentar esta grande perda para a medicina com seu legado profissional, conhecido em todo o Brasil e no exterior”.
O prefeito Jairo Cascaes de Tubarão decretou luto oficial por três dias no município em sinal de pesar pelo falecimento do neurocirurgião.
A cerimônia fúnebre terá início às 19h30 desta terça-feira (9), no Crematório e Memorial São Mateus, situado no Bairro Ilhotinha, em Capivari de Baixo. A cerimônia de homenagens está marcada para quarta-feira (10), às 10h30, no mesmo local.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.