Em Laguna, ministro entrega acervo digitalizado da Casa Candemil e repassa Cine Mussi para o município
Foto: Divulgação PML

Os documentos e arquivos do Acervo Público Municipal Casa Candemil, em Laguna, foram restaurados e digitalizados e agora estão disponíveis para consulta do público. O trabalho de recuperação do acervo e espaço físico iniciou em 2018.

A entrega da digitalização dos arquivos foi realizada em uma cerimônia na tarde desta sexta-feira (15), no Cine Teatro Mussi. O ato contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado, e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto.

“Nós estamos priorizando agora o dinheiro do pagador de impostos. Coisas que estavam inacabadas agora viram monumentos perenes para toda a população para que se gere um equipamento que agregue valor e desenvolvimento para a população”, disse o ministro.

Durante o evento, também a assinatura do termo de cessão de uso do Cine Teatro Mussi para a Fundação Lagunense de Cultura. O espaço vinha sendo administrado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) nos últimos seis anos, mas no início de 2021 a instituição devolveu o local para o Iphan. A partir de agora, o município fará a gestão do prédio histórico.

“Esse momento representa pra mim a cereja do bolo, porque nesse espaço acontecerão grandes projetos culturais para a cidade. Depois de tantos anos na busca para passar a gestão desse espaço para o poder público”, comemorou o prefeito Samir Ahmad.

Ainda no município, a comitiva de Gilson Machado fez uma visita técnica nas obras de restauração e intervenção do prédio do Congresso Lagunense. O trabalho no local tem um investimento de R$ 1,3 milhão do Governo Federal.

O prefeito aproveitou a presença do ministro do turismo para entregar projetos elaborados para o desenvolvimento do turismo e cultura no município. O evento também foi marcado pela assinatura do termo de fomento para retomada do espetáculo “A Tomada de Laguna”.