A produtividade logística do Sul do Estado terá melhorias a partir de encaminhamentos definidos pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf) junto com as empresas envolvidas na cadeia de transportes. Entre as soluções reivindicadas foram definidos ajustes na oferta de containers e preços dos fretes marítimos e extensão do ramal ferroviário dentro do Porto de Imbituba.
Os temas começaram a ser tratados no final do mês de maio quando empresários do Sul do Estado, a empresa armadora, a Aliança Navegação e Logística, a empresa que opera o terminal de contêineres do Porto de Imbituba, Santos Brasil, e a Autoridade Portuária foram convidadas pelo secretário Beto Martins a formar um Grupo de Trabalho para discutir soluções.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Santa Catarina (SindArroz-SC), Walmir Rampinelli, considerou importante o diálogo com todos os envolvidos para se discutir as melhorias. O setor reivindicava maior oferta de contêineres e preços mais competitivos no frete.
“Acredito que vamos ter grandes resultados daqui para frente. Nosso objetivo, com todas essas demandas, é otimizar a cadeia produtiva do arroz e ter um melhor aproveitamento da estrutura do porto, para que os fretes fiquem mais em conta, bem como para que as condições sanitárias e quantidade de contêineres melhore”, ressaltou.
A Ferrovia Tereza Cristina e o Terminal Intermodal Sul (TIS) reivindicam a extensão do ramal ferroviário dentro do Porto de Imbituba. A proposta irá melhorar significativamente os custos e a produtividade logística. O setor cerâmico, representado pelo diretor executivo do Sindiceram, Luiz Alexandre Zugno, também apresentou sugestões aos gestores da Aliança Navegação e Logística e Santos Brasil, o diretor-executivo Marcus Voloch e o diretor comercial Ricardo Buteri, respectivamente.
Durante a audiência, o secretário Beto Martins sugeriu um evento na Acic, em Criciúma, com a participação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Santos Brasil, Terminal Intermodal Sul (TIS), exportadores e importadores.
Não fique de fora do que está acontecendo na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC
